terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Segundo Semestre - Atuação em sala de aula - Considerações finais

   Olá pessoal!!

     Finalmente consegui um tempinho para atualizar nosso Blog. Afinal foi um ano muito intenso para todos os educadores musicais envolvidos neste processo de implementação da educação musical na rede municipal de São Carlos.

     Durante o segundo semestre optamos pela intervenção em sala de aula. Não foi uma escolha simples pois, a fim de que nenhuma escola ou série se sentisse lesada, nossa intervenção deveria cobrir todas as escolas de educação básica das séries de 1° a 5° anos, considerando que disporíamos de 6 educadores musicais. Para que isso fosse possível deveríamos atender cada turma uma vez a cada duas semanas.
     Apesar de não ser o formato mais adequado a fim de se construir um processo de educação musical efetivo junto aos alunos, consideramos a entrada em sala de aula essencial neste momento, a fim de sentirmos de perto as possibilidades de atuação neste ambiente, de termos uma proximidade com os alunos e com a escola e nos aproximarmos mais do ambiente escolar, com todas as suas características cotidianas.
     Além disso este momento mostrou-se muito rico para a escola. Alunos puderem vivenciar experiências musicais diversas através da escuta, da exploração sonora através do corpo, canto e instrumentos, atividades lúdicas, jogos e brincadeiras de roda, etc. Professores de sala puderam se aproximar da educação musical enquanto disciplina e perceber as possibilidades que ela oferece na formação intregal dos alunos.

     Este momento, ao mesmo tempo em que mostrou-se extremamente prazeroso e rico de experiências, mostrou-se também muito desafiador.
     A sala de aula ainda está longe de ser um ambiente ideal para a prática da educação musical. O grande número de alunos, a disposição das mesas e cadeiras, a falta de um isolamento acústico, são alguns dos aspectos físicos que limitam nossa atuação.
     Devemos levar em conta também que, por se tratar de uma aula que foge da rotina, muitos alunos tendem a encarar a aula de música como um momento de simples lazer onde o compromisso de ampredizagem pode ser relegado a um segundo plano. E daí surge o desafio em mantermos uma aula prazerosa sem perdermos de vista seu aspecto de contrução de saber, o que nem sempre é facilmente compreendido pelos alunos (principalmente em uma aula que acontecia quinzenalmente).

     Muitas conquistas foram realizadas neste ano de 2011. Portas que antes se encontravam fechadas, aos poucos estão sendo abertas. A educação musical, gradualmente vem encontrando seu espaço dentro do ensino formal e demonstrando o quanto se faz necessária na formação de nossas crianças e jovens.
     Há muito a ser feito. Muito a ser dialogado. Muito a ser conquistado. O que já foi construído não pode se perder. Necessita-se de braços, pernas e principalmente vozes. Vozes para dialogar, para apoiar e criticar.
     Não há um caminho construído. O caminho se construirá na medida em que caminharmos. Portanto a caminhada não poderá parar. Erros serão cometidos, mas também acertos.

     E vamos em frente! Para 2012!

     Em nome de toda a equipe um grande abraço a todos os que estiveram conosco neste ano.


Matheus A. Ferreira

2 comentários:

  1. Prezado(a), acabo de apresentar no maranhão um trabalho nomeado Caleidoscópio Metodologico o qual integra a pedagogia dos educadores musicais com a proposta triangular de Ana Mae Barbosa.
    Gostaria de compartilhar com você meu trabalho e ficaria grata se você pudesse divulgar o mesmo em seu blog.
    Sou graduada em licenciada com habilitação em música pela UEMG e pós graduada em educação musical pela UFMG.
    Atenciosamente,
    Daniele Fischer

    Texto e imagem para publicação no Blog: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=298939226884308&set=a.277378665707031.55820.100003046982420&type=1&theater&notif_t=close_friend_activity


    Email: danielefischer15@gmail.com

    Facebook: https://www.facebook.com/daniele.fischer.355?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Muito enriquecedor o seu relato a respeito da experiência vivenciada em sala de aula. Ela situa vários aspectos inerentes à realidade do cotidiano docente e que, mutas vezes, não são devidamente dimensionados no momento pré-docência, onde as perspectivas do licenciando ainda estão restritas ao universo acadêmico.
    Parabéns !
    Meu nome é Fulvio Lucietto e eu sou licenciando do curso de Educação Musical da UFSCAR na modalidade EaD.
    Criei um blog com o objetivo de iniciar a minha trajetória na educação musical.
    Sentiria-me honrado com a sua visita.
    Segue abaixo o link:
    http://oarteeducadormusical.blogspot.com.br/
    Abraço e obrigado !
    Fulvio

    ResponderExcluir