segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sensibilização - Primeiras intervenções no espaço escolar

     Após pouco mais de um mês, em meio a uma alta demanda de trabalho, finalmente houve um tempo para atualizar nosso blog. A partir desta postagem iremos relatar um pouco do que tem sido a nossa atuação nas escolas, neste período a que chamamos de sensibilização.
 
     Em uma reunião entre a equipe de professores de música e as diretoras das EMEBs, buscando uma forma de iniciarmos um trabalho de educação musical nas escolas, após algumas sugestões de atuação da equipe (que conta com um total de 7 professores para atender toda a rede),  chegamos finalmente ao formato (mérito do Fábio!) que caracterizaria o período de sensibilização.
     Neste período a sensibilização se dá de uma forma ampla, que abrange todos os envolvidos no processo:    
   
     Nós, professores de música, nos sensibilizarmos com relação à nossa prática educativa na escola: qual a realidade onde o ensino de música se dará? de que forma a música já está presente na escola? qual a relação dos professores com a música? qual a relação dos alunos com a música? quais as possibilidades de espaço? quais as possibilidades de ensino? enfim, um período para sentirmos o cenário onde se dará essa prática educativa e qual a melhor maneira de implementá-la.

     A sensibilização se volta também aos professores regulares que, de um momento para o outro, viram-se as voltas com uma lei que tornava obrigatório o ensino de um conteúdo com o qual, em sua grande maioria, não possuem familiaridade e não se sentem preparados para ensiná-lo de forma competente aos alunos. Neste sentido buscamos sensibilizar musicalmente o professor, minimamente, para que ele possa se abrir ao universo musical e indicar algumas práticas simples que ele possa adotar em sala de aula, se assim se sentir inclinado. Nosso objetivo é que tenhamos o professor como um parceiro neste processo, que ele possa, em primeiro lugar, desvendar o universo musical para si próprio.

     A sensibilização se volta, obviamente (e isso é que dá sentido a tudo o que fazemos), aos alunos,  apresentado-lhes elementos básicos da música e elementos da cultural popular brasileira, dentre outros aspectos, os quais consideramos pertinentes na prática educativa musical.
   
     A fim de conseguirmos atender todas as séries do ciclo 1 e 2 (1º ao 5º ano) de todas as EMEBs da rede municipal de São Carlos, nossas intervenções têm se dado da seguinte forma: nossa equipe de educadores musicais passa pela escola (com o número de membros disponíveis naquele dia) e realiza uma apresentação didática na quadra ou em outro espaço disponível na escola para cerca de 4 classes simultaneamente. Enquanto isso, um membro da equipe se reúne com os professores dessas classes a fim de realizar algumas atividades musicais relacionadas ao conteúdo que está sendo trabalhado com os alunos.
     No dia em que passamos pela escola realizamos de duas a quatro apresentações por período para atendermos todas as séries, dependendo do número de classes em cada escola. Para conseguirmos atender todas as escolas temos utilizado quatro semanas. Isso significa que temos passado uma vez por mês em cada escola.
     A sensibilização está dando-se em três módulos, cerca de um módulo por mês: módulo 1 em abril, módulo 2 em maio, módulo 3 em junho. Estamos agora no meio do módulo 3.  Nossas próximas postagens serão referentes a cada um do módulos
   
     Apesar de nossas intervenções estarem sendo muito positivas para os alunos e o processo de sensibilização estar sendo importante em um primeiro momento, estamos ainda longe de conseguir suprir a demanda do ensino de música da rede municipal em São Carlos. Mas estamos caminhando e contamos com todos nessa caminhada.

Um grande abraço a todos!

Equipe de Educadores Musicais de São Carlos

Fabio Simões
Flavia Prazeres
Keila Yonashiro
Marcelo Hack
Matheus Ferreira
Renata Severo
Rodrigo Ito

2 comentários:

  1. Bas noite gente!

    Óia...eu digo que eu vivi meus mió dia di véia com as criança!
    Meus bicho tudo gostaram de conhecer as crianças e agora só ficam reinando lá na fazenda querendo voltá pras escola!
    Vou falá pro véio fazer uma música pras criança agora...misturando baruio de bicho e de criança! hehehe Os tar de "timbre"

    Muitos beijo! Agora eu vou dançar!
    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom galera é isso ae!

    Abss

    Matuck

    ResponderExcluir